sábado, 16 de abril de 2011

Minha Escola!!

Aqui esta a minha escola !
 A melhor da cidade, IFMA!
 
       

História da minha Cidade!!!

"Buriticupu tem uma história diferente da maioria dos municípios brasileiros, como se sabe não surgiu espontaneamente, sua criação foi dirigida e teve a participação direta do governo do Estado do Maranhão, através de um Projeto de colonização executado a partir do ano de 1973, na gestão do Governador Pedro Neiva de Santana. Na época, boa parte dos milhares de pequenos produtores rurais que padeciam sem terra para trabalhar foi trazida pelo Governo do Estado para o Projeto Pioneiro de Colonização, até então a maioria deles trabalhavam para latifúndios em regime de semi-escravidão, em diversas regiões do maranhão e do Brasil. O nome Buriticupu surgiu muito antes da colonização, em homenagem a um dos rios existentes na localidade. Esse nome surgiu da união de duas frutas abundantes na região, das palmeiras de buriti que cresciam as margens do rio com as matas adjacentes de onde medrava o cupu, brotou Buriticupu, um nome que apesar de híbrido, parece tão natural quanto às árvores dos saborosos frutos que o batizaram. O lugar já era habitado por índios Guajajara desde 1940 e por índios guajá que haviam fugido do litoral maranhense aproximadamente em 1650, estes últimos são primitivos, arredios, dos quais não restam mais do que cinqüenta pessoas que sobrevivem aos trancos e barrancos na terra indígena Araribóia e que impõem medo a índios de outras tribos. Nos anos 80 a indústria madeireira, agricultura e o comércio foram os fatores que mais contribuíram para o crescimento da economia de Buriticupu, transformando-o no maior povoado do Maranhão, e, sendo apenas um povoado já possuía duas agências bancárias. Nesse mesmo período ocorreram muitos conflitos agrários onde 36 fazendas foram ocupadas e 56 morreram, incluindo-se fazendeiros, jagunços, pistoleiros, policiais e agricultores. Depois de várias manobras política na tentativa de adiar o projeto de emancipação do povoado, finalmente o então governador do Estado, José de Ribamar Fiquene sanciona a seguinte Lei Estadual – 6.162/94, (projeto dos deputados Oseias Rodrigues e Carlos Braide), criando o município de Buriticupu. A instalação do município ocorreu no dia 1º de janeiro de 1997. Ao longo dos tempos tem se observado a evolução nos diversos aspectos da vida de Buriticupu: históricos, sociais, culturais, econômicos, religiosos, comunitários e político-administrativos. Em 1996 aconteceu a primeira eleição municipal, cujo prefeito eleito foi o jovem senhor Antonio Gildan Medeiros que comandou o município por oito anos consecutivos. O segundo prefeito foi o industrial Antonio Marcos de Oliveira (o Primo) este começou o mandato em 2005, e em 2008 foi reeleito para mais um quadriênio 2009 a 2012. Apesar de apenas 12 anos de emancipado, Buriticupu já é o 15º maior dos 217 municípios maranhenses. O seu desenvolvimento em tão pouco tempo é mais um exemplo do vigor das potencialidades e das suas riquezas".

Pensamento! de Beatriz Camelo

"Se você é um filósofo que não consegue enxergar o que existe de vivo além dos livros e dos pós das bibliotecas, viva mais a filosofia, talvez um dia quem sabe, ao invés das citações dos mortos, você seja capaz de citar também o que esta dentro de você".
Beatriz Camelo

Esse texto e para Refletir!!

Leia e Reflita!!
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.
Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la…
E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam…
Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo… mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.
Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens…
Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém…
Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.
William Shakespeare